segunda-feira, junho 17, 2013

Filme da semana: Before Midnight

Desde que ouvi rumores acerca do 3º filme da famosa franquia “Before Sunrise” e “Before Sunset” do realizador Richard Linklater, que eu estava a contar os dias para ver, o tão aguardado retorno de Celine e Jesse às salas de cinema. O filme fez a sua estreia no festival Sundance e passou no Indie Lisboa na sessão de encerramento. Porém para a minha infelicidade, não consegui vê-lo no Indie Lisboa pois os bilhetes tinham-se esgotado em 48h, isso quase provocou-me uma síncope. A única solução foi então aguardar a sua estreia nos cinemas. Voltar a ver Celine e Jesse é como retornar a ver um velho amigo após 9 anos longos de ausência e ver que apesar das marcas do tempo, continua a ser a mesma pessoa o qual nos apaixonamos. O último (será?) filme da trilogia esteve à altura dos seus antecessores e fechou com chave de ouro, um dos melhores romances já feito. 


Plot: Celine e Jesse conheceram-se em 1995 num comboio de Budapeste a Viena em “Before sunrise”, 9 anos depois voltaram-se a reencontrar em frança “ Before Sunset” e ficamos sem saber se eles realmente acabaram juntos ou não. Para os fãs, foi uma longa espera para ver este dois, quase 10 anos depois, a responder as perguntas que ficaram no ar. Agora são um casal com duas filhas e estão a passar as férias de verão na Grécia. Neste terceiro filme há um olhar mais maduro e menos romântico do que os outros dois, porém mais real e verdadeiro mantendo a mesma atmosfera e características dos outros.


Com um olhar mais maduro sobre relacionamentos, Richard Linklater, Julie Delpy e Ethan  Hawke voltam para nos afirmar que afinal eles ainda têm muito o que dizer. Duas horas de filme e temos duas pessoas a conversar, conversar, conversar e param até de fazer sexo para mais conversa. Entre estas conversas somos transportados para o mundo real de relacionamentos, brigas, traições, responsabilidades, rotina, ressentimentos, mágoa, tudo o que faz parte da vida de um casal. Será que todo relacionamento tem o seu fim, não existe amor eterno que consegue sobreviver décadas? É algo fantasioso acreditar que um relacionamento pode durar a vida inteira, mesmo para uma relação idílica, como é o caso destes dois, e o filme retrata estas questões com tanta sensibilidade, que mesmo com um final aberto temos a sensação de que as coisas acabam por dar certo. Com quase 2 horas, o filme nos encanta e faz-nos rir e questionar também nossas vidas ao falar sobre o amor, relacionamento, homens, mulheres, política e família.

Diálogos inteligentes, sérios, engraçados, o filme é praticamente isso. Tem 2 horas mas bem que poderia ter 4 horas que daria no mesmo, o tempo passa e quando o filme acaba, ficamos a querer mais de Celine e Jesse. As actuações são o mais de credível possível, Julie e Ethan conseguem trespassar a realidade das situações e o executam com tanta espontaneidade que nos é impossível colocar dúvidas sobre a existência deste casal. A Celine contínua a mesma lunática e feminista de sempre e Jesse, por seu lado, o sedutor irrepreensível. 

O melhor do filme, ao contrário de grande parte das trilogias, é que foi feito por puro amor à cinematografia e não por mero lucro, e o resultado dava pra ver. O terceiro filme conseguiu ser, não sei como, o melhor dos três e sem sombra de dúvidas, ainda queremos mais de Celine e Jesse para nos encantar e fazer-nos acreditar no amor, porém é angustiante só de pensar que teremos que esperar mais 10 anos, provavelmente para voltar a vê-los.

Aqui vai o trailer e não deixem de conferir o filme no cinema, pois este realmente vale cada cêntimo gasto e saímos com aquele sorriso de satisfação nos lábios.

 
 Bjs e até a próxima!

1 comentário :

Cecília disse...

TRILOGIA MAIS LINDA EVER! *o* Adoro...amo, venero esses dois *o* perfeitos..sem mais <3'