terça-feira, abril 09, 2013

Filme da semana: 3 Idiots

Há muito tempo que venho a cobrar a mim mesma, uma resenha do filme 3 idiots. Isto porque 3 idiots é um filme realmente bom que merece ser visto por todos e divulgado por maior quantidade de pessoas. À primeira vista, este filme pode parecer uma comédia mas não se enganem pelo título a acharem que se trata de uma comédia pastelão, pois além de ser uma comédia, o filme é principalmente um drama e uma crítica social. Eu realmente gosto dos filmes que conseguem mesclar a comédia e o drama e neste filme os dois géneros estão tão interligados, que num minuto estava a rir e noutro estava a chorar e às vezes chegava a chorar e a rir ao mesmo tempo. Posso dizer que não há muitos filmes por aí, com esta capacidade. É um dos filmes bolly que eu mais recomendo quando vejo uma pessoa a torcer a cara quando se fala de bollywood, isto porque tenho a certeza que 3 idiots é um filme que agradará a todos, gregos e troianos. O filme fez tanto sucesso que na altura da sua estreia, na Austrália, chegaram a retirar o avatar para poderem conseguir corresponder a demanda que o filme estava a ter. Mas apesar de todo esse sucesso, infelizmente cá em Portugal, o filme nunca chegou às salas do cinema e nem foi lançado em DVD.
  
Plot: Ranchhoddas Shamaldas Chhanchad (Aamir Khan), Farhan (R. Madhavan) e Raju (Sharman Joshi) sempre foram grandes amigos desde o tempo da faculdade quando os três estudavam na Imperial College of Engineering (ICE). Porém após a graduação, Rancho desaparece deixando os dois amigos preocupados. Passados 10 anos, Farhan e Raju acabam por ter notícias do Rancho e vão à procura dele. O filme começa assim como um road movie dos dois amigos à procura do Rancho. Mas quem é o Rancho, qual foi a importância que o Rancho teve na vida dos amigos que estes dois são capazes de largar tudo à procura dele? O filme volta assim no tempo, 10 anos antes, onde dá-nos a conhecer o início da amizade dos três, quando eles ainda eram caloiros na universidade ICE. 


Mas quem é o Rancho, fica a nossa pergunta. Racho era um aluno diferente, podemos dizer até que ele era especial, pois ao contrário dos outros, ele ia a faculdade não para ter um diploma e um emprego melhor, mas sim porque ele adorava aprender. Logo à primeira, consegues criar uma empatia com a personagem, pois Rancho era um tanto único e excêntrico e mudou radicalmente a vida dos amigos. A amizade dos três era uma coisa óptima de se ver, os três eram parceiros de crimes mas também parceiros de punição.


Este filme deixa uma mensagem linda e fala sobre o futuro, quando chega a hora da escolha profissional, quando somos confrontados com a transição para a vida adulta. Qual o caminho a seguir? Penso que todos já fizeram esta pergunta ou hão-de confrontar-se com este dilema no futuro. É um filme feito para alunos e professores e é uma crítica ao sistema educacional, quando a pressão dos pais e dos professores sobre os alunos chegam a um ponto de ruptura no qual o suicídio é visto como um caminho fácil seguir. Devo confessar que antes de ver o filme, não sabia que na Índia a taxa de suicídio dos alunos é bastante elevada. Porém, apesar do filme fazer-nos questionar sobre este assunto e tentar perceber de quem é a culpa, o filme aborda outros temas polémicos que estão relacionados com o sistema educacional, sistema este que classifica os alunos consoante a pontuação e ignora o potencial de cada um. Devo confessar que aprendi muito com este filme, e hoje em dia não ligo muito com a minha nota de exame mas sim tento perceber se aprendi algo de importante com a matéria leccionada. Sempre na altura dos exames lembro deste filme e ”Aal Izz Well” é uma das mantras que eu uso para acalmar-me, pois como diz o Rancho apesar de não  resolver-me o problema, vai dar mais coragem para continuar.

Agora falando da parte cómica do filme, pois a maestria deste filme foi culminar o drama, ao falar de um assunto extremamente sério, num tom cómico que vai agradar a todos. As piadas eram aquelas que todos nós já conhecemos (todos nós já tivemos um aluno parvo na turma...) não há nenhuma novidade neste requisito, porém a forma como nos é apresentada e o momento no qual eram proferidas foram excelentes. Não é preciso falar da actuação do Aamir Khan pois ele dispensa apresentações, o gajo tinha na altura 44 anos e conseguiu interpretar uma personagem na casa dos 20 com muita habilidade, Aamir Khan é o cara em que tudo toca, vira ouro, fez-me emocionar com o belíssimo "Taare zameen par", " Rang de Basanti" e sorrir com "Dil Chahta Hai". R. Madhavan e Sharman Joshi também foram impecáveis.



Em relação a banda sonora, posso dizer que as músicas foram muito bem escolhidas. As músicas se encaixavam perfeitamente no drama e às vezes chegavam a ser a alma do filme. O  que dizer do " Bethi Hawa Sa Tha Woh? Pois esta música era a descrição do Rancho “ele era como uma sombra, no verão escaldante. Como um oásis no deserto. Ele era um alívio para nossa agonia”, sim o rancho era tudo isto e muito mais. Outra música que foi realmente lindo e tocou-me muito “Give me some sunshine”, esta música tornou a cena ainda mais triste e fez-me chorar desalmadamente. Mesmos nas outras músicas mais alegres, o tema do filme nunca ficou de lado, o que aconteceu no “Song and Dance” do “Aal izz Well”. Para os que não gostam dos “Song and dance”, típico do cinema indiano, não vão-se importar muito, pois só existe duas sequências musicais e estas eram bastante divertidas.   



Não sei se consegui expor a qualidade do filme e não se assustem pelas 2:44h, pois o tempo passa e vocês até vão querer mais. O que posso dizer para os que têm preconceitos com obras que não fazem parte do circuito hollywoodiano, é para darem uma chance à este filme, pois um verdadeiro amante do cinema nunca pode ter este tipo de preconceitos. Eu confesso que antes de conhecer um mundo além de hollywood eu também tinha certo receio às obras de outras nacionalidades, hoje em dia arrependo muito por não ter conhecido este horizonte mais cedo, pois descobri que não existem países que fazem filmes classificados simplesmente de maus, mas existem maus e bons filmes independentemente da nacionalidade. 

Se ainda não estiveres convencido para visualizar este belíssimo filme, talvez a sua pontuação no imdb 8.3 convença-lhe.  Deixo aqui o trailer do filme, mas por favor não julgue o livro pela capa


Podem encontrar este filme legendado em português: http://www.youtube.com/watch?v=ax-ZWhQZ4ko

2 comentários :

Ana Coscia disse...

Eu admito que assisto filmes de bollywood apenas de comédia romântica, acho que esse preconceito que falaste sobre produções não hollywoodianas são partilhados por todos nós, já que estamos acostumados a consumir tudo dos americanos.

Porem, depois que conheci a dramaturgia coreana, percebi que muito filme bom é feito na ásia e comecei, lentamente a perder esse preconceito.

Falando do filme, nunca havia lido sobre ele, porém fiquei realmente interessada, essa temática é um pouco dificil de ser trabalhada sem virar enfadonha. Fiquei curiosa também, quem é Rancho? HAHAHA

ótima resenha.

Maryssol disse...

Oi Ana

Falei sobre o preconceito principalmente nesta postagem, porque acho que em relação a bollywood há um receio ainda maior, isto porque as pessoas associam bollywood à melodrama e "Songs e dance". Sim confesso que 80% dos filmes tem "Songs e dance" mas isto não se restringe a todos, e mesmos os que tem é uma questão de gosto, pois a pessoa acaba por se habituar e nem por isso o filme deixa de bom, como o caso aí apresentado.

Hoje em dia vejo de tudo, mas confesso que o meu preferido é cinema sul coreano. Acho que eles teêm uma criatividade muita além da conta. Os filmes mais malucos que já vi, foram coreanos.

Recomendo muito a ver o filme, penso que vais amar, podes até procurar na net outras opniões mas acho que vai ser a mesma, pois ainda não encontrei ninguem que tivesse visto e não gostado. É daqueles filmes "feel good" que vai-te deixar bem disposta o resto do dia. Podes ver no youtube no link que deixei, a qualidade está muito boa.