sábado, março 23, 2013

Dorama da semana: Bridal Mask

Hoje venho vos falar do melhor dorama que já vi,  Bridal Mask. Podem estar a perguntar mas o que é um dorama? Dorama são séries oriundas dos vários países asiáticos e normalmente são designados de Kdrama, Jdrama, Cdrama, Twdrama e Thaidrama dependendo do país de origem, respectivamente, Coreia do Sul, Japão, China, Taiwan e Tailândia. Normalmente os doramas dependendo do país, tem poucos episódios, os japoneses tem em média  de 10 a 15 episódios enquanto os coreanos são mais longo tendo em média 16 a 30 episódios, e alguns chegam a 50. Estas séries também são conhecidas como novelas orientais, mas na minha opinião, estão mas para séries do que novelas, pois além de poucos episódios, o número de personagens também é reduzido e alguns doramas chegam a ganhar a 2ª temporada.
Bridal Mask não é só o melhor dorama mas sim é a melhor série de todos os tempos que já vi. Eu simplesmente SURTEI com esta série. Vou tentar falar sobre o dorama sem dar muito spoiler, o que é complicado de se fazer ao falar de Bridal Mask. Pois fico entre a espada e a parede se devo contar os detalhes desta série fantástica. Ora vejam o meu dilema: se eu vos contar mais ou menos a introdução, corro o risco de dar granda spoiler e vocês perderem o efeito surpresa dos acontecimentos. Porém se vos disser no mínimo a sinopse, tenho a certeza que vão correrrrrr para ver esta maravilha da teledramaturgia.

Para começar, a história é ambientada mais ou menos nos anos 30, na altura do domínio do Japão sobre a Coreia. Devo confessar que adoro doramas de época, a minha paixão nasceu desde que vi capital scandal, outro dorama do mesmo período. Bem, começando a falar do dorama em si, vou focar esta resenha, principalmente em 3 personagens: Lee Kang To, Mok Dan e Kimura Shunji.

Lee Kang To (Jon Won) é um coreano (Joseon) que trabalha para a polícia japonesa. Por ambição na carreira não mede esforços para tornar a vida de seus patrícios mais difícil e é odiado por todos. O objetivo dele é conseguir capturar o Gaksital, o herói do povo coreano que luta contra os japoneses e pela independência do país. Lee Kang To para capturar Gaksital, ele tortura a pobre Mok Dan, sem saber que esta foi o seu amor de infância. Ele é também melhor amigo de Kimura Shunji.

Mok Dan (Jin Se Yun) é filha de Dam Sa Ri, um dos líderes revolucionários que luta pela independência. E como filho de peixe, peixinho é, a Mok Dan também tem ódio aos japoneses e luta pelo povo joseon. Na infância ela conhece Lee Young mas acabam por se separarem por um infeliz acidente. Este oferece-lhe um canivete prometendo que voltaria novamente a encontra-la.
Kimura Shunji (Park Ki-woong) é um professor japonês que é amada pelo povo coreano, porém acaba por tornar-se  militar não vou dizer o porquê. Ele conheceu a Mok Dan na infância pelo nome de Ester. Já adulto reencontra a Ester, agora como Mok Dan novamente. Por ser apaixonado por Ester ele acaba por ajudá-la, muitas vezes, de se livrar das perseguições de Kang To. Ele é também filho do diretor da delegacia e irmão do chefe da polícia. 

No meio destas personagens temos outro personagem que é o centro da história: Gaksital, o herói que anda sempre a salvar os joseon das crueldades dos japoneses. Porém fica a pergunta, quem é´o Gaksital? O que posso dizer é que o Gaksital acaba por morrer, mas no entanto um novo Gaksital surge para assegurar a justiça.

Mais ou menos até o 6º episódio, o dorama é uma mera introdução para a história em si. Acontecem tantas coisas no 6º episódio que a história muda radicalmente. Pessoal, nunca chorei tanto num episodio de dorama como foi neste, foi muita emoção para o meu coração. Posso dizer-vos que as personagens que de início odeias, vais passar a amar e vice-versa. O melhor é que consegues entender e empatizar com ambas as parte. Gente! Podem crucificar-me mas não consegui ter ódio de Shunji, me deu é pena, pois ele tinha razão de odiar Gaksital e de querer vingar, pois a família a gente não escolhe e ama incondicionalmente. Outro lado da moeda, temos Kang To, este foi a personagem que mais gostei e chorei muito com ele. Sério! chorei baba e ranho quando ele descobre a identidade do Gaksital

Shunji e Kang To, outrora melhores amigos, tornam-se inimigos mortais e começam um jogo de gato e rato para pegar um ao outro. As vezes, ficava na dúvida, quem era mais esperto, pois tornava-se difícil dizer quem enganava quem, os dois eram bastantes astuto e não se deixavam enganar tão facilmente. Foi pura adrenalina com estes dois. Sempre que acabava um episódio, a única palavra que me vinha a boca era: WHAT FUCK E AGORA! Pois é pessoal, este dorama não é recomendado para quem sofre de coração pois a emoção, o nervosismo e os níveis de epinefrina estavam em alta em cada episódio. Felizmente que eu não estava acompanhar o dorama em direto da sua exibição, pois teria um treco se tivesse que aguardar uma semana entre um episódio e outro. É muita tensão para uma pessoa! Já há muitos anos que nenhuma série fez-me sofrer tanto para ver o próximo episódio, como Bridal Mask fez.
 
O que falar das atuações? Jon Won e Park Ki-woong simplesmente arrasaram. Todas as vezes que aparecia Kang To, eu dizia BINGO! ou quando aparecia Shunji gritava, GAKSITAL!!!

Outro ponto alto da serie eram as cenas de lutas prá lá de legais e cenas de torturas. Pessoal, eu ficava agoniada ao ver estas cenas de tortura!! As pessoas que curtem uma boa acção vão amar Bridal Mask, pois o que mais tinha era porrada. Também devo ressaltar que esta foi a serie que mais vi mortes de personagens e a maioria tiveram um fim trágico. 

Existem muitas personagens neste dorama que eu não falei! Tanto do lado bom (coreanos) como do lado mau (japoneses) como o odiável Koiso ou mesmo a enigmática Ueno Rie. É difícil falar de todas as personagens eram muitos mas cada um teve o seu papel na história. Os personagens secundários foram grande destaque da trama toda, tanto da parte dos revolucionários que iam aparecendo ao longo dos episódios ou da parte dos maus da fita que também iam incrementado ainda mais a narrativa. 


Agora em relação a banda sonora….Pessoal, eu vibrava a cada final do episódio com a música judgement day, sério!! Esta música caí que nem uma luva para este dorama, é praticamente o seu resumo. Todas as músicas deste dorama foram escolhidos a dedo e fazia todo o sentido! Delirei com Holy e desatei a chorar com Goodbye day.



Esta série é nota 1000000, não deixem de conferir. Existe online no http://www.viki.com/, http://www.dramafever.com, ou http://www.dramafans.org, Para quem quer ver legendado em português existe  no http://meteordramas.blogspot.pt/, ou no www.animesxgames.com, Queria agradecer aos dois fansub por disponibilizarem este dorama sensacional. 

Aqui vai o trailer, não é o oficial mas está bem conseguido!


Sem comentários :